Na última terça-feira (10), a Aprece, juntamente com a Agace, participou e reforçou o compromisso com políticas ambientais na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do CPMRS/RMB.
A reunião é uma das séries de encontros das Conferências Intermunicipais que estão acontecendo no Ceará e que têm como principal objetivo definir, junto com a sociedade, propostas para serem apresentadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) que acontecerá em maio de 2025, em Brasília, através de temas distribuídos em eixos.
Na ocasião, a Agace homenageou com a placa “Amigo da Gestão Ambiental” a prefeita de Guaiúba e presidente do Consórcio CPMRS/RMB, Izabella Fernandes, por sua atuação nas políticas ambientais. O Cícero Catador também foi homenageado com a placa por sua contribuição à coleta seletiva. As condecorações foram feitas pelo presidente da Agace, Elano Damasceno, e pela diretora financeira da associação, Andressa Lima. Daniel Camurça, analista em meio ambiente da Aprece, participou da solenidade representando a entidade.
O assessor especial para Assuntos Municipais do Ceará, professor Artur Bruno, realizou a palestra magna com o tema: Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica, onde também representou o Governo do Ceará.
O que é a placa ”Amigo da Gestão Ambiental”?
É um símbolo de agradecimento da Agace a todos aqueles que atuam de forma eficaz na gestão ambiental nos municípios. Entre os homenageados estão o assessor especial para Assuntos Municipais do Ceará, professor Artur Bruno, o prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, e o prefeito de São Benedito, Saul Maciel.
O que são as ”Conferências Intermunicipais”?
As conferências intermunicipais têm como propósito incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, em seus cinco eixos temáticos que são: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e têm uma compreensão mais profunda das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais contra os efeitos causadores da emergência climática sejam mais sustentáveis e eficazes”, afirma Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Fonte: Agace