Consórcios de Saúde do Ceará são temas de encontro estadual

DEBATE
18 de dezembro de 2017

Presidentes, secretários executivos e procuradores dos; coordenadores regionais de Saúde; bem como representantes da Aprece, do Cosems/CE, dos Centros Especializados em Odontologia (CEOs) e das Policlínicas. Esse é o público alvo do “Encontro Estadual sobre os Consórcios Públicos de Saúde”, que está sendo realizado pelo Governo do Estado, nesta segunda(18) e terça-feira (19), no Hotel Plaza Suítes, em Fortaleza.  

O tesoureiro da Aprece e prefeito de Russas, Weber Araújo, representou a entidade na abertura do evento. Em sua fala, o gestor fez questão de ressaltar a importância da padronização do trabalho realizado pelos Consórcios de Saúde no Ceará, respeitando as características de demandas de cada região do Estado. “Temos experiências muito exitosas em alguns Consórcios. É preciso expandir o que tem dado certo para beneficiar a todos”, defendeu.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha, o Consórcio de Saúde é uma das coisas inovadoras implantadas pelo Ceará, colaborando enormemente com a universalização da Saúde e servindo de modelo que vem inspirando outros Estados. “Mas, tudo que é bom pode ser aperfeiçoado. E é por isso que estamos aqui hoje na busca por entender quais são as oportunidades de melhoria e o que a gente precisa aperfeiçoar no trabalho realizado”, afirmou o secretário.  A importância das Policlínicas e CEOs enquanto pontos de atenção no contexto das Redes de Saúde do Ceará foi o tema abordado por Gadelha em palestra realizada durante o evento.  

O evento segue até o final da tarde de terça-feira (19) tratado de todos os assuntos relacionados aos Consórcios de Saúde do Ceará, tais como : Modelo de Sistema de Gestão Financeira, Atuação do Conselho Fiscal, Acesso aos Serviços, Monitoramento e Avaliação das Policlínicas e CEOs, Contratos de Rateio, Termos de Referência, Regularização das Unidades, Fluxo dos Processos de Trabalho.

Encontro Estadual sobre os Consórcios Públicos de Saúde

Data: 18 e 19/12/17

Horário: Das 8h às 17h

Local: Hotel Plaza Suítes (Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, Fortaleza/CE)

Mais notícias