Plano Nacional de Cultura ganha nova plataforma interativa

ONLINE
18 de dezembro de 2017

Está no ar a nova plataforma do Plano Nacional de Cultura (PNC), mais acessível e com facilidades para pesquisar informações relevantes, como monitoramento das metas, vídeos de capacitação e legislação. A interação com os usuários também foi simplificada: agora basta preencher um cadastro com três itens – e-mail, estado de origem e tema de interesse. A partir dessas informações, o Ministério da Cultura (MinC) poderá interagir com a sociedade. Confira AQUI a nova ferramenta.

Na plataforma é possível conhecer detalhadamente o Plano Nacional de Cultura e seus desdobramentos. As abas apresentam o histórico da implantação do PNC, as 53 metas e um passo a passo esclarecendo as principais dúvidas, como a forma de adesão ao plano, a lei que o instituiu, os planos setoriais e territoriais, as capacitações e as ferramentas de consulta.

A atualização da plataforma contribui para o alcance da meta 48 do PNC, que prevê a implantação de uma ferramenta digital para acompanhamento das políticas culturais por, no mínimo, 100 mil usuários de diferentes regiões do país. Na aba "documentos" estão disponíveis relatórios de monitoramento das metas, mas também é possível acompanhar cada uma delas clicando no número específico.

Estão disponíveis cinco vídeos de formação à distância, elaborados em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com orientações para elaboração dos planos municipais de cultura e capacitação de gestores culturais. Também é possível acessar informações sobre assessorias técnicas oferecidas pelo MinC aos gestores públicos estaduais e municipais que fazem parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A plataforma segue o novo modelo de identidade digital padrão do governo federal e atende às recomendações de acessibilidade na Internet. Na parte superior da plataforma há uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e opção de alterar o contraste da página. O desenho da plataforma permite o acesso pelos diversos navegadores.

Fonte: Ministério da Cultura

Mais notícias