Os municípios já podem começar a planejar e negociar os cursos e vagas que serão oferecidos, em 2014, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao público do Brasil Sem Miséria. Para isto, é necessário que os interlocutores municipais entrem em contato com as instituições que oferecem os cursos – Sistema (Senac, Senai, Senat e Senar), Institutos Federais e rede estadual de ensino –, para agendar reuniões de negociação e pactuação.
As reuniões poderão ser realizadas até 30 de novembro. Para alinhar a oferta de cursos às demandas e oportunidades do mercado de trabalho local, é recomendável realizar também reuniões com outros órgãos municipais e com representantes do empresariado, previamente ou em conjunto com as instituições ofertantes.
Para a prefeitura aderir ao Pronatec Brasil Sem Miséria, basta acessar e preencher o Formulário de Adesão ao PRONATEC/BSM e de Designação e/ou de Substituição de Interlocutores Municipais. O preenchimento do formulário deve ser realizado pelo profissional da prefeitura que possui senha no CAD SUAS.