Dança e formação marcam a 15ª edição da Mostra Paracuru de Dança

CULTURA
21 de junho de 2016

De 01 a 03 de julho a dança e a formação na área da produção cultural envolvem bailarinos e outros profissionais das artes na Mostra Paracuru de Dança. Nos dois primeiros dias, a programação será destinada a espetáculos da Escola de Dança de Paracuru e da Paracuru Cia de Dança na Praça de Eventos. No domingo, 03, é a vez da formação com o Seminário de Produção Cultural, na sede da Escola de Dança.

A Mostra Paracuru de Dança foi criada em julho de 2002 pela Paracuru Cia. de Dança e pela Escola de Dança de Paracuru para dar visibilidade aos seus produtos criativos e possibilitar interações entre seus integrantes com a criação artística de outros espaços. Em sua 15ª edição, a Mostra é uma realização da Associação Dança Arte e Ação, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Paracuru. Tem o apoio da Coelce, Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura de Paracuru. A produção é da Paracuru Cia. de Dança.

Espetáculos

A abertura da Mostra, na sexta-feira, 01, será com Sete Mares, espetáculo da Escola de Dança de Paracuru, projeto social que reúne cerca de 200 crianças e adolescentes. Realizado como exercício de criação e composição pelos alunos formandos da Escola de Dança de Paracuru, a partir de roteiro coreográfico de Flávio Sampaio e utilizando-se das lendas e dos mitos que estão no imaginário dos velhos pescadores ainda remanescentes em nossas praias, Sete Mares é uma reflexão sobre a atuação do ser humano sobre a natureza. A apresentação será às 20h, na Praça de Eventos.

No sábado, também às 20h, a Paracuru Cia. de Dança apresenta Bar baro. O espetáculo é resultante do projeto Percursos de Criação, que foi uma ação colaborativa desenvolvida pela Bienal Internacional de Dança do Ceará, em outubro de 2015. Esta ação promoveu o encontro do coreógrafo curitibano Airton Rodrigues com a companhia, que comemorava 15 anos.

Bar baro é uma investigação do que há de bom e ruim no comportamento humano. Coloca em cena a liberdade e o aprisionamento que é estar inserido em um contexto onde o homem veste o cidadão eficiente sufocando assim o individuo sensível. Durante a Bienal o espetáculo foi apresentado em Sobral no Theatro São João, em Fortaleza no Theatro José de Alencar e nas praças da Taíba (São Gonçalo do Amarante) e de Paracuru.

Seminário

Fechando a programação da Mostra, no domingo, 03, acontece o Seminário de Produção Cultural Conceitos e Práticas, das 14h às 18h na sede da Escola de Dança de Paracuru. O seminário será conduzido pelo gestor e produtor cultural Paulo Victor Feitosa, ex-Secretário Executivo de Cultura do Estado, diretor da Quitanda da Artes. Abordando as perspectivas de produção e fruição cultural em cidades com potencial criativo, o Seminário será direcionado a artistas e produtores culturais da cidade. As inscrições serão realizadas nos dias 01 e 02 de julho na Escola de Dança de Paracuru.

A dança em Paracuru

A vocação de Paracuru para a dança há tempos cruzou as fronteiras do Ceará e do Brasil. A criação da Paracuru Cia. de Dança, em 2000, pelo bailarino, coreógrafo e professor Flávio Sampaio, foi a mola mestra para a transformação da cidade praiana do Litoral Oeste cearense em um polo de formação, criação, difusão e fruição de dança no Estado do Ceará.

Salvo a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que se instalava, e algumas iniciativas pontuais de resistência que proporcionavam algum frescor à dança cearense, no final dos anos 90 a cena da dança no estado se resumia aos festivais de fim de ano das academias de balé nos teatros. Nesse cenário surgiu a Mostra Paracuru de Dança, em uma época em que apresentações de dança ainda tinham pouco espaço nas praças das cidades do interior do Ceará.

Ao ser lançada, a Mostra Paracuru de Dança atraiu artistas, criadores, coletivos de dança e apreciadores dessa arte em torno de um projeto para a cidade. A cada edição suas apresentações na Praça de Eventos chegam a reunir cerca de 2.000 espectadores, tornando essa cidade um dos maiores públicos de dança do Estado. Em 2004 a Mostra Paracuru de Dança  foi reconhecida pela Secretaria da Cultura do Ceará e sua proposta artística inspirou o Estado para a criação do Festival de Dança do Litoral Oeste, que é realizado nas cidades de Paracuru, Trairí e Itapipoca.

Mesmo após a criação do Festival de Dança do Litoral Oeste, a Mostra Paracuru de Dança continua sua ação na cidade, com o propósito de divulgar a criação de bens simbólicos locais e fortalecer o papel de redimensionar o turismo cultural desta que é uma das mais apreciadas e visitadas cidades litorâneas do Ceará.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 01, às 20h – Praça de Eventos

"Sete Mares" com a Escola de Dança de Paracuru

Dia 02, às 20h – Praça de Eventos

"Bar baro" com a Paracuru Cia. de Dança

Dia 03, das 14h às 18h – Escola de Dança de Paracuru

Seminário de Produção Cultural Conceitos e Práticas

 

SERVIÇO

Mostra Paracuru de Dança – De 01 a 03 de julho de 2016 em Paracuru, Ceará. Dias 01 e 02 às 20h: Apresentações na Praça de Eventos; Dia 03, das 14h às 18h: Seminário de Produção Cultural Conceitos e Práticas, na Escola de Dança de Paracuru.

Fonte: Dégagé