Delegação do Ceará participa da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

MUNICIPALISMO
25 de abril de 2022

Prefeitos e representantes de dezenas de municípios cearenses formam a Delegação do Ceará, composta por mais de 100 integrantes, na 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que será realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) a partir deste dia 25 de abril (segunda-feira) até o dia 28 (quinta-feira).

A comitiva tem à frente o presidente da Aprece e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro. “É alta a expectativa para o evento, uma vez que estamos em pleno ano eleitoral. Será uma excelente oportunidade para que os municípios apresentem suas demandas ao atual governo, aos ministros e aos presidenciáveis que pretendem disputar as eleições deste ano”, afirma o presidente da Aprece.

Serão várias as demandas municipalistas debatidas no encontro, entre elas, a necessidade de uma reforma tributária capaz promover uma melhor e mais justa distribuição da arrecadação de impostos e tributos entre a União, os Estados e Municípios. Outra reivindicação importante do movimento municipalista que será discutida na Marcha é a garantia que o governo federal não crie programas conferindo mais encargos aos municípios. Se criar, que apresente fonte de recursos para cobrir os custos, tirando esta responsabilidade das prefeituras.

Outros pontos altos da marcha serão: a entrega da pauta municipalista, a apresentação das propostas e os questionamentos dos prefeitos junto aos pré-candidatos a presidente da República nas eleições de outubro de 2022.

Programação

No primeiro dia, 25 de abril, a partir de 11 horas, o gestor poderá fazer o credenciamento, receber atendimento técnico especializado e direcionado para a realidade municipal, além de participar dos painéis técnicos que vão abordar os mais diversos temas. Neste mesmo dia, a entidade promove reunião do Conselho Político.

Entre os pontos de atenção está a abertura oficial do evento, que acontece na manhã do dia 26 de abril. Neste dia, a CNM alerta para que os participantes antecipem sua chegada ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Isso porque, devido à  presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, todos os participantes devem passar pelo detector de metais, o que pode causar mais demora nas filas.

Com a temática Município: o caminho para um Brasil melhor, a Marcha no segundo dia deve receber, ainda, além dos painéis temáticos, três candidatos à presidência da República no palco principal. O dia encerra-se com a palavra aberta aos gestores municipais e o encontro com as bancadas parlamentares.

Já no dia 27 de abril, a manhã inicia com a assembleia geral da entidade, seguida de duas programações políticas: movimento municipalista e o Congresso Nacional, com a participação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, seguido de discussão sobre os royalties do petróleo. No início da tarde, a programação começa com homenagens, seguido da participação de outros três candidatos à presidência da República.

O último dia é marcado por discussões de temas importantes para a gestão municipal, como saúde e desafios da assistência social no pós-pandemia da Covid-19. A programação termina no fim da manhã do dia 28 de abril, com os resultados dos painéis temáticos e a leitura da Carta da XXXIII Marcha.

Fique atento:
Para entrada no CICB, o participante deve estar com o comprovante de vacinação contra a Covid-19 em mãos ou em meio digital, com duas doses ou dose única, para agilizar a entrada. Para participar da Marcha, os inscritos devem estar com o crachá do evento, entregue no ato do credenciamento. O uso de máscara é obrigatório.

Com informações da CNM

Mais notícias