A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizará, no próximo dia 1º, mais uma edição do Fórum Regulação e Cidadania – a 28ª desde sua criação. Tendo como tema “A implementação da Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável no Estado do Ceará e sua inserção na Arce”, o evento busca discutir o contexto de sustentabilidade definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Fórum acontecerá das 9h às 12 horas, no auditório da Arce, no Cambeba, e terá como palestrante convidado o mestre em Negócios Internacionais e técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Aprígio Botelho. O conferencista participou da elaboração de estudos envolvendo a temática para aplicação no Estado. O evento será transmitido, em tempo real, pelo perfil da Arce no Instagram (@arce_ceara) e disponibilizado, posteriormente, no canal oficial do YouTube (ArceInstitucional).
As inscrições para o evento são gratuitas e os interessados podem se inscrever acessando o link https://sistemas.arce.ce.gov.br/forumregulacao/#/. A abertura oficial ficará a cargo do presidente da Arce, Hélio Winston Leitão. Na sequência, Botelho fará apresentação sobre a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em seguida, haverá um breve intervalo e, logo após, o conferencista retomará os trabalhos abordando a temática sob a perspectiva do Estado do Ceará e da Agência Cearense. Ao fim da apresentação, o público terá um momento reservado para esclarecimento de dúvidas e informações adicionais.
Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Partindo de quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, os ODS defendem a necessidade de direcionar o mundo a um caminho sustentável por meio de medidas transformadoras. Com isso em mente, foram definidos 17 objetivos e 169 metas globais interconectadas, a serem atingidas até 2030. Por essa razão, os ODS e suas metas foram definidas como “Agenda 2030”.
Objetivos:
- Erradicar a pobreza;
- Acabar com a fome;
- Vida saudável;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água e saneamento;
- Energias renováveis;
- Trabalho digno e crescimento econômico;
- Inovação e infraestruturas;
- Reduzir as desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Produção e consumo sustentáveis;
- Combater as alterações climáticas;
- Oceanos, mares e recursos marinhos;
- Ecossistemas terrestres e biodiversidade;
- Paz e justiça;
- Parcerias para o desenvolvimento.
Sobre o Fórum
O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias. Nesse contexto, o evento também tem a finalidade de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante aos aspectos informativo e educativo das quatro áreas atendidas pela Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal e gás natural canalizado.
Serviço:
Sede da Arce: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba. Em frente à Escola de Gestão Pública.