Todos os postos de vacinação do país estarão abertos neste sábado, 24 de setembro – “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. O intuito é garantir que nenhuma criança até cinco anos de idade ou entre 9 e 15 anos fique de fora da campanha de multivacinação deste ano. O Ministério da Saúde (MS) orientou estados e municípios a deixar as salas de vacinação em atividade durante todo o dia, entretanto, os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra. A campanha segue até dia 30 de setembro.
Além das salas fixas nas unidades de saúde, o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação terá ainda postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. A expectativa é que o sábado de vacinação envolva mais de 350 mil profissionais de saúde em todo o país, além de 42 mil veículos, entre terrestres e fluviais, que irão assegurar a vacinação em locais de difícil acesso.
A estratégia da Campanha é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. Estarão disponíveis durante a campanha, as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada.
O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Durante a campanha, é fundamental que toda a população nas faixas etárias estabelecidas compareçam aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal de cada vacina.
Mais informações através dos telefones (61) 3315-2005/2577/3435 ou pelo site do MS.