Diário Oficial dos Municípios garante economia para administrações municipais cearenses

SERVIÇO APRECE
29 de janeiro de 2019

Na condição de associado da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), os municípios têm à sua disposição gratuitamente, o serviço de publicidade conferido pelo Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Ceará administrado pela entidade. Atualmente, mais de 80 municípios cearenses adotaram o Diário Eletrônico como meio oficial de suas publicações.

O Diário é um sistema eletrônico de publicidade dos atos normativos e administrativos em ambiente integrado na rede mundial de computadores – Internet. Desta forma, o município atenderá ao princípio da publicidade dos atos, bem como efetivará economia de recursos provenientes das atuais publicações.

Ressaltamos que através do Diário Oficial Eletrônico a gestão municipal estará cumprindo a Lei Federal 12.572 – Lei de Acesso à Informação – que obriga órgãos e entidades do Poder Público a assegurar uma gestão transparente da informação, divulgando um rol mínimo de documentos através da internet, garantindo ao cidadão acesso à informação.

Vantagens

Nenhum custo para o município associado a Aprece;o processo não depende de pagamentos antecipados; os custos não dependem da quantidade de publicações;

O que pode ser publicado exclusivamente no Diário Oficial dos Municípios: editais; leis; decretos; deliberações; atas; despachos; pareceres; licitações e demais atos da administração pública municipal.

Demais informações

A publicação eletrônica no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará possui a mesma validade legal das publicações impressas;

Atende ao princípios da publicidade estabelecidos nas legislações: constituição federal; lei de responsabilidade fiscal; lei de licitações; decreto 4.320/64.

Adesão

Para que seu município possa aderir ao Diário Oficial Eletrônico dos Municípios é preciso que a Câmara Municipal de seu município aprove o Projeto de Lei que adota o Diário Oficial como meio oficial dos atos administrativos do município. Após a aprovação pela Câmara, o(a) Prefeito a) deverá indicar um servidor de seu município através do Termo de Responsabilidade, para que esta pessoa possa vir a Aprece e ter treinamento acerca do painel de controle do Diário Oficial. É aconselhável que a pessoa indicada tenha conhecimentos de informática, internet e de preferência já tenha noções básicas sobre publicações. A partir daí, o município já estará apto a fazer as publicações.

Para tratar sobre o treinamento, entre em contato com o setor responsável pelo Diário Oficial da Aprece pelo telefone (85)4006.4017 ou enviar um e-mail para mirella@aprece.org.br. O Diário Oficial já está sendo utilizado por municípios cearenses há 9 anos, de forma rápida e prática.

Caso seu município não seja filiado à entidade, procure mais informações sobre  a adesão entrando em contato com a Tesouraria da Aprece através do telefone (85) 4006.4014.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

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