Dilma Rousseff anuncia investimentos no Ceará

FINANÇAS
22 de novembro de 2013

A presidente Dilma Rousseff esteve em Fortaleza, nesta sexta-feira (22), na capital cearense, onde assinou a ordem de serviço para o início das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O investimento na obra é o maior da história do Ceará: R$ 2,2 bilhões. A nova linha vai integrar e complementar a rede de transporte urbano da Capital.

De acordo com a Presidente, o Ceará tem se destacado como Estado referência em investimentos no transporte público e isso tem se viabilizado graças a parceria que ela considera “entrosada e bem sucedida”, com o governador Cid Gomes. “ Reconheço que no Ceará se faz o maior esforço para investimentos em mobilidade urbana e de forma rápida e barata. Fortaleza é a cidade com maior quilometragem proporcional de trilhos de metrô e eu é quem tenho orgulho dessa parceria” destaca Dilma, que faz referência aos investimentos em Metrôs, VLTs, BRTs e BRS.

A carteira de investimentos do Governo Federal no Estado, conforme mencionou Dilma, chega a um volume de investimentos de R$ 8,5 bilhões.  “Reitero que havia tempo no Brasil em que não se priorizava investimentos na área de mobilidade urbana, mas essa visão é a visão que nós rompemos. Nós estamos provando isso aqui no Ceará, construindo estrutura de transporte com imensa racionalidade, conforto e segurança”, explica.

Além da autorização para o início das obras da Linha Leste, o governador Cid e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, assinaram um termo de compromisso referente ao PAC2 – Mobilidade Urbana, para as obras de modernização da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia, com serviços de retiradas de passagens de nível, duplicação e eletrificação da Linha.

Para o ministro Aguinaldo Ribeiro, o Ceará continua na vanguarda quando o tema é mobilidade urbana. Quer seja por meio de parcerias com o Governo do Estado ou com a Prefeitura de Fortaleza. “A Linha Leste vai complementar e integrar a rede de transporte urbano da Capital. Muita coisa está acontecendo aqui no Ceará. São investimentos em metrôs, VLT e BRT's”, exemplifica.

Refinaria

Ainda durante a visita da Presidenta Dilma ao Ceará, foi assinado o termo de compromisso para a criação da reserva indígena Taba dos Anacés, que abrigará as comunidades de Bolso e Matões.  Com a iniciativa, por parte do parte da Petrobras e do Governo do Estado, serão feitos os investimentos para a aquisição de terreno, criação de reserva indígena, construção de infraestrutura e realocação de comunidade indígena, em contrapartida pela emissão da Licença de Instalação da Refinaria Premium II. Em seu discurso, Dilma Rousseff reconheceu a importância da implantação da Refinaria Premium II no Ceará.

Participaram da solenidade os ministros Aloísio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Helena Chagas (Comunicação); o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; os secretários estaduais Ciro Gomes (Saúde), Adail Fontenele (Infraestrutura), Rômulo Fortes (Metrofor), o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; os senadores, Eunício Oliveira, Inácio Arruda e José Pimentel; os deputados Federais: Mauro Benevides, Artur Bruno, José Guimarães, Ariosto Holanda, Antônio Balman, André Figueiredo e Mário Feitoza.

 

Mais notícias