Divulgado alerta sobre a possibilidade de chuvas intensas em mais de 120 municípios cearenses nesta sexta-feira

03 de março de 2017

Nesta sexta-feira, 02 de março, um aviso meteorológico foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia. De acordo com o alerta, existe possibilidade de chuvas intensas em mais de 120 municípios cearenses nesta sexta-feira, 3, e ainda possibilidade de vendaval, tempestade de raios e acumulado de chuva durante todo o dia.

Outros sete estados serão afetados pelas condições meteorológicas previstas para esta sexta-feira. São eles: Pará, Piauí, Tocantins, Goiás, Maranhão e Amapá. Os dados foram compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para a Defesa Civil do Ceará, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos. O órgão solicita que em caso de risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento, os moradores devem seguir as orientações de emergência da sua comunidade, além de desligar a chave geral de energia e fechar o registro de água, manter documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, levar o lixo para uma área fora do alcance da água, além de tomar uma série de outras medidas, que podem ser conferidas aqui. As pessoas também devem avisar imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil (em Fortaleza, número 190). Em outros municípios, acesse o contato aqui.

Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apesar de confirmar os dados do CPTEC, minimizou a situação, informando que o alerta emitido não precisa se transformar em motivo de preocupação para os cearenses nesta sexta, pois segue os padrões apresentados pelo Estado neste mês.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, Março é o período de maior média de chuvas no Ceará. “É normal que exista possibilidade de rajadas de vento, relâmpagos e trovões em algumas regiões", informou a Funceme. A Fundação também informou que já registrou fortes chuvas em algumas regiões do Estado na noite desta quinta-feira.

Confira aqui a lista completa de municípios afetados.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais notícias