Encontro municipalista em Brasília discute crise financeira

MOBILIZAÇÃO
03 de outubro de 2017

Sob a articulação da Aprece, diversos prefeitos e prefeitos cearenses participaram, na manhã desta terça-feira (3), de encontro em Brasília, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o propósito de discutir a crise financeira que assola os municípios do país.

A reunião, realizada na sede da CNM, contou com a participação do presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, bem como de outros membros da diretoria da entidade e demais gestores municipais da delegação do Ceará. Sob o comando do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o encontro contou com a presença de aproximadamente 400 prefeitos de todo o país. 

No primeiro momento, a reunião foi realizada apenas com os gestores municipais, para, em seguida, receber para debate os deputados e senadores preocupados com a situação municipal. Na oportunidade, foi discutida a crise financeira pela qual passam as administrações municipais, bem como a crise conjuntural e também sistêmica que vem sendo enfrentadas com grandes dificuldades.

Conforme apontado durante o encontro, a crise que chegou à União e aos Estados nos últimos anos já é realidade cotidiana dos municípios há tempos, de modo que as administrações municipais já convivem bastante com restrições orçamentárias acompanhadas do progressivo aumento de demandas sociais.

Reivindicações

Entre os diversos assuntos discutidos na reunião, um dos que mais gerou debates foi a decisão dos gestores em realizar uma forte pressão política no Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira, para exigir um apoio financeiro emergencial do Governo Federal. O presidente da república, Michel Temer, que iria receber, ainda nesta terça, uma comitiva de prefeitos, desmarcou a audiência, gerando grande descontentamento em todos os gestores. Mas, às 16h, será encaminhada ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, a pauta discutida na CNM, contemplando, entre outras, questões como a impossibilidade dos municípios continuarem bancando programas na área da Assistência Social, Saúde e Educação.

Mais notícias