Em tempos de distanciamento social, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, as equipes técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) transmitiram, pela primeira vez, uma live para discutir as novidades do Censo Escolar 2020. As transmissões são direcionadas às coordenações estaduais responsáveis pelo preenchimento do censo, aos gestores e às equipes escolares.
A primeira live aconteceu na sexta-feira, 5 de junho. A iniciativa foi bem recebida pelo público: foram 45,2 mil visualizações e 12 mil curtidas no vídeo ao vivo, com picos em torno de 15 mil visualizações simultâneas e aumento de 12% dos inscritos no canal do Inep, durante a transmissão.
Na pauta da conversa virtual, foram discutidos temas como a ampliação do cronograma para preenchimento do censo e a nova data de referência para as informações, além de espaço para respostas às dúvidas encaminhadas previamente à equipe do Inep.
O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, explicou que a realização das lives é parte da mobilização em torno da execução do Censo Escolar neste ano. As transmissões pela internet são mais um canal para troca de informações, boas práticas no enfrentamento dos desafios e na construção dos melhores caminhos para solucionar as particularidades de cada rede de ensino.
“O empenho das redes é fundamental para que consigamos garantir a pesquisa com fidedignidade dos dados, que têm consequência direta nas políticas de educação”, disse Carlos durante a transmissão. O diretor garantiu que as situações excepcionais vão receber toda a atenção da equipe técnica do Inep, com a criação de um comitê interno para monitoramento de dúvidas.
A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, também destacou o esforço para atender particularidades de uma rede educacional tão diversa, com mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica em todo o Brasil e quase 50 milhões de estudantes. “Nossa equipe está preparada para tratar de cada particularidade e atender cada desafio pontual com a atenção que uma pesquisa com esse alcance merece”, garantiu a coordenadora-geral.
A próxima live acontecerá no dia 16 de junho e irá discutir conceitos e detalhes do preenchimento do Censo Escolar 2020.
Prazos e informações – O sistema Educacenso está aberto para declaração das informações sobre matrícula e ficará disponível até o dia 21 de agosto, com ampliação do prazo em relação aos anos anteriores.
Uma novidade relevante deste ano é a alteração da data de referência para os dados informados, tradicionalmente a última quarta-feira do mês de maio.
Para o Censo Escolar 2020, a data a ser considerada é 11 de março, que marca o momento imediatamente anterior à interrupção das aulas no país em função do novo coronavírus.
Censo Escolar – Os dados do censo subsidiam políticas públicas para melhoria da educação e orientam os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. A distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas da pesquisa.
Os dados apurados pelo Censo Escolar 2020 contribuirão ainda para a continuidade de um conjunto amplo de indicadores que possibilita a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada anualmente, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.i
Fonte: Inep