Escolas devem realizar diagnóstico por meio do PDDE Interativo

EDUCAÇÃO
22 de maio de 2019

Está disponível na plataforma PDDE Interativo uma ferramenta para que as escolas possam realizar um diagnóstico sobre o grau de adoção de tecnologia na gestão e nas práticas pedagógicas. A informação é do Ministério da Educação.

O objetivo do questionário é ajudar o diretor da escola no planejamento do uso de tecnologia. Segundo o MEC, o conjunto de respostas da rede ajudará também a Secretaria de Educação a planejar as políticas e ações nessa área. A intenção é obter um retrato realista da rede de ensino.

A ferramenta que permite a escola realizar o diagnóstico foi desenvolvida com base na metodologia de planejamento do Guia Edutec, cedida ao MEC pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). O questionário deverá ser respondido pelo diretor da escola, acompanhado de ao menos outros dois professores, de preferência um que use habitualmente tecnologia em suas práticas pedagógicas e outro que não a utilize.

Ele está dividido em quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura. Para respondê-lo, o MEC calcula um tempo médio de 20 minutos e, quando terminar de preencher as respostas, o diretor receberá por email uma devolutiva com sugestões de medidas concretas para a escola.

Procedimentos

Todas as escolas da rede deverão preencher o diagnóstico. Essa fase é obrigatória para que os Estados e Municípios continuem a participar do Programa. Os dados servirão de referência para as tomadas de decisões e inclusive para os futuros repasses de recursos.

Para preenchimento do diagnóstico pelas escolas, são necessárias duas etapas:

1ª etapa: a rede Municipal ou Estadual de Educação, por meio do “Modulo Educação Conectada” do Simec, deve abrir o diagnóstico para as escolas.

O acesso deve ser feito pelo Secretário de Educação que, no Simec, deve entrar na “aba” Diagnóstico e após ler o comunicado, deve clicar no botão “Abrir Diagnóstico para as Escolas”. Nesse momento, as ações se voltam para o PDDE Interativo e apenas os diretores das escolas seguem no processo de diagnóstico que permitirá avaliar o quanto a tecnologia e inovação estão presentes nas práticas educacionais.

2ª etapa: as escolas devem abrir o diagnóstico do Programa, dentro da Aba de “questões estratégicas” no PDDE interativo e, após o preenchimento do diagnóstico, podem acessar a devolutiva da rede (confira aqui o passo a passo).

Caso alguma escola da rede esteja sem acesso ao PDDE interativo, o acesso deve ser habilitado pela própria Secretaria Municipal ou Estadual ao qual estiver vinculada, conforme Tutorial de Gerenciamento de Perfis.

Dúvidas

Em caso de dúvidas e impasses em relação ao Diagnóstico do Programa de Inovação Educação Conectada, as demandas devem inseridas no Fale Conosco do Portal do MEC, disponível no link http://mec.cube.call.inf.br/auto-atendimento/navegacao-informacoes/#/0.

Além disso, o MEC sugere que os diretores e ou Dirigentes Municipais de Educação peçam orientações ao Articulador Estadual ou Municipal do Programa Educação Conectada de sua rede, pois ele está habilitado a apoiar essa ação no estado e municípios. Existe também na plataforma AVA – MEC http://avamec.mec.gov.br/#/, um curso aberto de formação para o Programa de Inovação Educação Conectada.

Fonte: Undime com informações do MEC

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