Regionalização e governança são discutidas com prefeitos cearenses no Ceará 2050

PLANEJAMENTO
22 de maio de 2019

O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará sediou, na manhã desta quarta-feira (22), o encontro Ceará 2050 e os Municípios Cearenses. O evento, que contou com a participação de prefeitos e representantes de municípios do Ceará, visou apresentar a Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo ‒ Ceará 2050 às autoridades municipais cearenses.

Entendendo a importância de participar da discussão sobre o futuro Estado, a Aprece é parceira da iniciativa. Representando os municípios do Ceará, a entidade se fez presente no evento por meio de seu presidente, Nilson Diniz. Em sua fala durante a abertura, ele destacou a importância de garantir uma regionalização de investimentos no Estado. "O Ceará vem adotando um modelo econômico equilibrado, mas todos os investimentos estão vindo para a região metropolitana de Fortaleza, o que causa diferença nas regiões", ponderou Nilson Diniz, ressaltando a importância de garantir maior equilíbrio nas oportunidades de desenvolvimento em todos os municípios do Estado.

Durante o encontro, o coordenador-executivo do Ceará 2050, Expedito Parente Júnior, destacou as etapas já realizadas pela plataforma, como estudo e diagnóstico da realidade do Estado; identificação de tendências e de exemplos de países e estados que conseguiram solucionar entraves para o desenvolvimento; e definição de objetivos estratégicos. "Nós agora estamos na consolidação do portfólio de projetos", explicou.

Ao longo do processo de construção da iniciativa, a plataforma percorreu 14 regiões de planejamento do Estado para debater os principais anseios para o Ceará daqui a 30 anos. Após a sistematização das informações coletadas, as discussões geraram 29 objetivos estratégicos para o Estado.

A ideia é que prefeitos e lideranças municipais atuem na proposta de governança do projeto. De acordo com o coordenador do Ceará 2050, Prof. Antônio Nunes de Miranda, a expectativa é que, até o mês que vem, 15 núcleos regionais de mobilização e discussão estejam em funcionamento em Fortaleza e nas demais regiões de planejamento do Estado. "Nós queremos pedir aos prefeitos que se incorporem a esses núcleos", solicitou.

Presente ao evento, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a grandeza da plataforma que "vai traçar o futuro do Estado com bases técnicas e consistentes. O Ceará 2050 é produto de muitos estudos e reflexões. A UFC se sente muito honrada e orgulhosa de ter participado disso", afirmou.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, ressaltou a necessidade de fortalecer a integração com os municípios. "O Ceará 2050 tem tido preocupação de fazer um trabalho o mais democrático possível, ouvindo todos os setores da sociedade", reforçou.

Também integraram a mesa de abertura do evento o secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão, Philipe Nottingham, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante, representando o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior; e os coordenadores da Plataforma Ceará 2050, Prof. Barros Neto e Airton Montenegro.

Fonte: UFC

Mais notícias