Estoques públicos de grãos serão fiscalizados a partir desta semana

FISCALIZAÇÃO
25 de abril de 2016

Mais de 883 mil toneladas de grãos de entre arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca, nos armazéns públicos e privados do  Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Roraima, Rio Grande do Norte e Piauí serão fiscalizados a partir desta semana. A ação será realizada pela Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nesta terceira etapa de fiscalização de 2016, 25 profissionais irão visitar 106 armazéns. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. Os trabalhos prosseguem até a primeira semana de maio (06/05). Outras seis rodadas estão programadas até o final do ano.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Já no caso da perda de qualidade do café e do feijão, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação dos produtos. Quando é identificado algum desvio, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Mais informações através dos telefones (61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256.

Mais notícias