Eventos marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra

MANIFESTAÇÕES
21 de novembro de 2016

Muitas cidades brasileiras comemoraram neste domingo, 20, o Dia da Consciência Negra. A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e  escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

No Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na última sexta-feira, 18, evento alusivo ao Dia da Consciência. O objetivo da ação foi sensibilizar os servidores e demais participantes para a valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa foi organizada pela Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria.

Fortaleza recebeu neste fim de semana uma série de eventos que marcam a data e refletem sobre a cultura negra. Na sexta-feira, o Centro Cultural Bom Jardim recebe apresentações folclóricas de grupos de Pernambuco e Minas Gerais, exibição de documentário sobre rap e roda de conversa sobre mulheres no hip hop.

Já a Associação Nação Iracema promoveu, dentro da programação da 34ª Semana da Consciência Negra do Movimento Social Negro no Ceará, uma vivência afro no Instituto de Cultura e Arte da UFC, no Pici, com oficina de turbantes e, o seminário “A construção da identidade em territórios de maioria afrodescendente”. A programação segue no final de semana.

Outros estados

Em Salvador (BA), o Dia da Consciência Negra será marcado por três atividades, com início ainda na madrugada do dia 20 com a ‘Alvorada dos Ojás’ que, de acordo com Gualberto, será uma cerimônia cultural que consiste em envolver os troncos das árvores do Dique do Tororó, lagoa onde estão as estátuas que representam os orixás, em um pano branco formando um laço. O ato simboliza a ligação do homem com a natureza.

Na capital paraense, como uma das manifestações em celebração ao Dia da Consciência Negra acontece o “Encontro de Negras e Negros do Pará (ENNPA) – Identidades negras, combate, enfrentamento e superação do racismo”, entre os dias 17 a 19 de novembro, organizado pelo Centro de Estudo e Defesa pelo Negro no Pará (Cedenpa).

Em São Paulo (SP), a XIII Marcha da Consciência Negra foi realizada no domingo (20), no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

Mais notícias