Estimular as vendas online, ajudar comerciantes e, assim e reduzir os impactos econômicos causados pela Covid-19. Esses são os objetivos da Plataforma Fique No Lar, tema de Live realizada, na manhã desta segunda-feira, pela Aprece, em seu canal no Youtube (Assista AQUI). A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o apoio do Governo do Estado, inicialmente por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e agora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável por desenvolver ações para ampliação do alcance, divulgação e apoio aos pequenos e médios comerciantes, durante o isolamento imposto pelo novo coronavírus.
A plataforma funciona desde o início da pandemia, permitindo que a população encontre de forma rápida os estabelecimentos que estão funcionando durante a pandemia. Através dela é possível saber quais estão fazendo delivery e o valor da entrega. Milhares de estabelecimentos já estão cadastrados na plataforma, cujas visitas não param de crescer.
Na abertura da Live, realizada a partir das 10h da manhã, o presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou a importância de todas as parceiras, ferramentas e mecanismos para auxiliar os pequenos comerciantes e empreendedores a enfrentarem os efeitos da pandemia. “A Aprece se sente honrada em fomentar uma ideia inovadora e fundamental como essa. Nosso objetivo é sempre levar informações, divulgar iniciativas e propagar ações capazes de colaborar no incremento da economia dos pequenos municípios, que são os que mais necessitam de apoio para superar as adversidades da atual conjuntura”, ponderou.
A professora do IFCE, Carina Oliveira, uma das criadoras da Fique no Lar, fez uma apresentação sobre os objetivos da ferramenta, mostrando a quem ela se destina, como acessá-la e como ela pode contribuir com os estabelecimentos nesse período em que é imperativo a obediência ao isolamento social, haja vista ser essa a medida mais eficaz de prevenção à contaminação pelo coronavírus. Na oportunidade, ela também apresentou a plataforma em si, simulando a utilização da mesma e o cadastro das empresas, tirando dúvidas de todos que prestigiaram o encontro virtual em tempo real.
O secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro falou sobre a importância do pequeno negócio para o desenvolvimento do estado e os resultados que podem ser obtidos com o uso da Plataforma Fique no Lar. De acordo com ele, o pequeno comerciante que reside e atua nos municípios cearenses. “Para trabalhar junto a esses empreendedores, é preciso abraçar os avanços tecnológicos e bem utilizar todas as ferramentas que visem facilitar o acesso dos pequenos negócios aos seus clientes, aos seus mercados, de uma forma simples e ao mesmo tempo eficaz. É isso o que essa Plataforma oferece”, afirmou.
Acesse a Plataforma Fique no Lar AQUI
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)