Frutal 2014 é aberta com expectativa de movimentar R$ 23 mi em negócios

EVENTO
24 de setembro de 2014

Foi iniciada nesta terça-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, a 21ª edição da Frutal. As políticas de incentivo empenhadas em aumentar o consumo de frutas e hortaliças pelo brasileiro, o que deve expandir também a produção dos artigos, farão parte da programação do evento. A feira acontece entre os dias 23 e 25 deste mês.

O novo enfoque de discussão anunciado ontem tem como base um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia, o qual aponta que o consumo diário de frutas reduz o risco de doenças cardiovasculares em até 40%. Os dados citados pela organização da Frutal foram apurados a partir do acompanhamento diário por sete anos de meio milhão de pessoas no Biobanco Kadoorie, na China.

Com uma expectativa de movimentar R$ 23 milhões em negócios, o evento é considerado um dos mais importantes do agronegócio no País. A Frutal traz como tema, este ano, "Frutas e Hortaliças – Alimentação Saudável e Segura", reforçando a importância do consumo destes produtos, mesmo em um período em que os produtores cearenses têm reduzido suas áreas de plantio.

De acordo com o responsável pela Feira, Euvaldo Bringel, este fato deve-se à escassez de chuvas e de água nos reservatórios, por conta da estiagem que já se estende por três anos, conforme aponta o presidente do Instituto Frutal . Com a falta de recursos hídricos, também veio a redução nas exportações. O Ceará é o terceiro maior exportador de frutas do Brasil. Contudo, no primeiro semestre deste ano, reduziu em 15,4% as vendas externas do setor da fruticultura.

Segurança hídrica

Por este fator, além do consumo saudável, a feira irá reforçar a discussão sobre a segurança hídrica. Segundo Bringel, esse cenário pouco animador deverá começar a mudar a partir do ano que vem, com a transposição do Rio São Francisco, que deverá trazer ao Ceará dez metros cúbicos de água por segundo, ao Estado, o que representa quase o consumo de Fortaleza. Além disso, completa, há uma perspectiva de um inverno com chuvas.

Mas, de acordo com Bringel, a mudança na realidade não poderá depender apenas destes fatores, mas também de mais investimentos estaduais em infraestrutura hídrica. Segundo ele, o Estado vai ter que partir para uma política de trabalho que garanta a segurança hídrica do Ceará, para não afastar investidores, tanto na fruticultura como no setor industrial.

Para este ano, o instituto estima que a feira atraia 39 mil visitantes. Estarão instalados mais de 300 estandes, fazendo do evento uma das principais vitrines da fruticultura, floricultura, agroindústria e para a cadeia de alimentos e serviços do País.

Durante os três dias da Frutal, participantes e visitantes terão a oportunidade de conferir uma vasta programação, que engloba diversas atividades divididas em processo de qualificação técnica, com cursos e palestras, painéis, seminários e fóruns, encontro de negócios – organizado em conjunto com o Sebrae -, seminário de agricultura familiar, espaço gourmet, encontros e reuniões, além da exposição de produtos e serviços para a fruticultura, floricultura, agroindústria e cadeia de alimentos e serviços. A feira receberá caravanas de produtores e também será espaço para o lançamento de produtos, livros e revistas.

Agroflores e Expofood

Juntamente com a Frutal 2014, também acontece no espaço a XVI Agroflores, o que faz com que esta seja a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada em uma capital do Nordeste. Ainda agregada ao evento, haverá a Feira Essencial de Alimento, a Expofood, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e outras instituições do segmento de alimentos.

Programação completa: www.frutal.org.br

Mais notícias