Gestão Consorciada é tema de seminário realizado pela Aprece

EVENTO
21 de março de 2023

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará promoveu, na manhã desta terça-feira (21), por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece) e de sua Rede Técnica de Agricultura e Meio Ambiente, o “Seminário Gestão Consorciada E Desenvolvimento Sustentável: Uma Experiência Possível”. O objetivo do evento; realizado em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), na sede da Aprece, em Fortaleza; foi promover a troca de conhecimentos e práticas relacionadas à gestão consorciada e ao desenvolvimento sustentável. Diversos prefeitos prestigiaram o evento, cientes da importância desse debate para o desenvolvimento dos municípios cearenses.

Voltado para gestores públicos, técnicos e demais profissionais com atuação na área, o Seminário buscou contribuir para o fortalecimento de políticas públicas e o aprimoramento da gestão pública em prol do desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Representando o presidente da Associação, Júnior Castro, o prefeito de Deputado Irapuã Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro, acolheu os participantes do evento. Na oportunidade, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos municípios de forma regionalizada, enfatizando a relevância da atuação articulada da entidade em favor de todos os municípios cearenses.

Para o presidente do Codessul, Bismarck Bezerra, a oportunidade de repassar as boas experiências para os demais consórcios existentes no Ceará. Ele salientou algumas ações que estão sendo desenvolvidas com sucesso, como as ligadas ao licenciamento ambiental e à gestão integrada de resíduo. Na oportunidade, ele citou o Projeto Colcha de Retalho, um acordo de cooperação técnica entre Codessul, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo objetivo é desenvolver ações junto às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade residentes do Sertão Central Sul, capacitando-as em atividades que possam gerar renda a partir de resíduos.

O primeiro palestrante do Seminário foi o superintendente do Consórcio, José Vanier da Silva, que falou sobre legislação e conceitos gerais relacionados aos consórcios públicos municipais. Ele também deu esclarecimentos sobre os avanços e as possibilidades da gestão consorciada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Após uma breve apresentação das representantes do Colcha de Retalho, a segunda palestrante, a fiscal Eduarda Farias, explanou e tirou dúvidas dos presentes sobre a operacionalização do licenciamento ambiental pelo consórcio.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) foi representada no evento por seus secretários executivos Gustavo Vicentino e Fernando Bezerra. Quem também participou foi o presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), Elano Damasceno.

O público participante do Seminário receberá posteriormente por e-mail tanto o certificado de participação quanto todo o material apresentado durante o evento.

Veja todas as fotos AQUI.

Por Comunicação/Aprece

 

Mais notícias