Gestores do Nordeste irão compor Grupo de Trabalho para levantar demandas regionais

INSTITUCIONAL
13 de fevereiro de 2019

Mais de 20 gestores do Nordeste, entre os quais o presidente da Aprece, Nilson Diniz, aproveitaram a reunião das lideranças municipalistas do país na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na última terça-feira (12) para iniciar uma aliança regional. O grupo pretende criar um Grupo de Trabalho com os representantes das associações e federações nordestinas para levantar as demandas dos entes municipais e buscar uma aproximação com os governadores e Tribunais de Contas do Estado (TCEs).

O próximo encontro será em Teresina, no Piauí, em 18 de março, quando eles pretendem finalizar uma carta com os pleitos. “A ideia é fazer uma reunião com todos os presidentes do Nordeste, para, além de fortalecer a pauta municipalista nacional, definir questões particulares da região”, justificou o prefeito de Água Branca (PI) e integrante do Conselho Fiscal da CNM, Jonas Moura.

Outros membros da Confederação, como o vice-presidente Eures Ribeiro; o 2º secretário, Eduardo Tabosa; o conselheiro fiscal Expedito José do Nascimento, diretor de Relações Institucionais da Aprece; e os presidentes das entidades estaduais que integram o Conselho Político, participaram da reunião na sede da CNM e concordaram com a importância de se debater os temas de maneira regionalizada e unificada.

Exemplos mais urgentes são: as divergências nas resoluções e interpretações dos TCEs, que confundem e prejudicam os gestores municipais – como no caso da gestão de resíduos sólidos; e os projetos com impacto no Rio São Francisco. Com a certeza de que muitas demandas convergem com as prioridades dos governos estaduais, eles esperam apresentar no Fórum dos Governadores as temáticas a serem levadas ao governo federal. A intenção é somar forças e buscar entendimento com os ministérios e a Presidência da República.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Mais notícias