Governo do Estado e Ceart realizam capacitação para mais de 150 artesãos

FORMAÇÃO
16 de janeiro de 2017

Tem início nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a capacitação realizada pelo Governo do Estado por maio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) para mais de 150 artesãos dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Várzea Alegre, Jardim e Campos Sales. Os cursos seguem até dia 25 deste mês. A formação também está prevista para acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano no município do Crato.

Em cada capacitação são beneficiados em torno de 20 a 25 artesãos. Os participantes dos cursos trabalham com as tipologias de fibras vegetais e fios e tecidos. As técnicas utilizadas na tipologia de fibras vegetais serão trançados em palha taboa, cipó e palha carnaúba. Já na tipologia de fios e tecidos serão as técnicas para produtos em crochê, bordado à mão e também bordado à máquina.

“O foco nesse momento é o desenvolvimento de novas coleções de produtos artesanais visando à melhoria da qualidade da R MG 0968produção artesanal e ampliação de canais de comercialização tendo como pano de fundo o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses)”, disse a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

Selo Ceart

É uma certificação voluntária para o artesão com a finalidade de instigar o progresso dos processos produtivos, aumentar o padrão de qualidade e a procura pela excelência dos produtos. É mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e ainda o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

Com informações do Governo do Estado. 

Mais notícias