Governo do Estado lança #ChegueiEnsinoMédio

EDUCAÇÃO
27 de janeiro de 2017

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, na manhã desta sexta-feira (27) no Centro de Eventos do Ceará, o #ChegueiEnsinoMédio, parte de um conjunto de ações para dar boas-vindas e garantir que todo aluno que terminou o 9º ano nas escolas municipais inicie o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino. O lançamento foi feito Governador Camilo Santana e contou com a presença do novo Presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, prefeito de São Benedito. Participaram do evento 1.000 representantes dos estudantes, além de prefeitos, secretários municipais da Educação e gestores escolares de cada um dos 184 municípios cearenses.

Os estudantes da rede de ensino municipal que concluíram a nona série e abandonaram o ensino médio, ainda no primeiro ano, agora vão ser "buscados" em casa por um grupo de professores e membros da sociedade civil. De acordo com o Governador Camilo Santana, a ação é uma das medidas do Estado para reduzir os números de evasão escolar. Segundo o titular da Seduc, Idilvan Alencar, a medida já deve começar nesta semana, período de inicio das aulas na rede do Estado. De acordo com levantamento da Pasta, em 2007, do total de alunos que se matriculavam no primeiro ano do ensino médio o número de 20% abandonaram a escola. Em 2015, o Estado conseguiu reduzir esse dado para 10,5%.

Na nova estratégia do Governo do Estado, os Centros Escolares espalhados por diversos municípios cearenses vão cruzar dados de matrículas das redes de ensino dos municípios e Estado com o intuito de localizar os estudantes. “O #ChegueiEnsinoMédio é uma forma de recepcionar e mostrar aos estudantes o que espera por eles em nossas escolas. Iniciamos 2017 com entusiasmo e receberemos nossos alunos em ambientes que passaram por um processo de melhorias estruturais e fortalecimento no campo pedagógico”, destaca o secretário Idilvan Alencar. Para motivar os estudantes nesta nova etapa escolar, os jovens assistirão à aula do professor Pachecão, que, com criatividade e irreverência, vai compartilhar os conceitos de física e suas experiências de vida e na sala de aula.

Durante o lançamento, o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, fez uso da palavra e elogiou bastante a iniciativa, salientando a importância de monitorar esses alunos e de todos os municípios continuarem empreendendo todos os esforços para que o Ceará possa continuar se destacando tanto no País pela qualidade de sua Educação. “São ações como essas, juntamente com o comprometimento de todos, que fazem com que o Ceará seja exemplo educacional para todo o Brasil”, reforçou Gadyel.

Mais notícias