Governo federal aprimora investimentos do Programa de Aquisição de Alimentos

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
26 de fevereiro de 2016

Com o intuito de aprimorar a aplicação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Governo Federal, vai reforçar a atuação onde há maior demanda de mercado pelos agricultores familiares, bem como nas localidades em que o nível de insegurança alimentar e nutricional seja maior.

O Grupo Gestor do PAA, formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Planejamento; da Fazenda;  e da Educação; da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);  e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), debaterem o assunto nesta quinta-feira, 25.

De acordo com o diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, André Grossi Machado, a perspectiva para este ano de trabalho é ter uma execução orçamentária plena, como em 2015. “Queremos aplicar os recursos da maneira mais eficiente possível e com base em uma metodologia mais qualificada”, afirma o diretor.

Já para o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, o país está evoluindo para uma melhor distribuição de recursos do PAA. “Essa evolução precisa estar conectada aos locais que carecem de mais esforços em políticas públicas e a metodologia também responde aos órgãos de controle. Tudo isso vai gerar uma aplicação dos recursos onde há mais carência”, ressalta.

Na ocasião, também foi apresentado balanço do programa em 2015, ano em que o PAA apresentou uma execução financeira de mais de R$ 580 milhões, beneficiando mais de 95 mil agricultores, e aproximadamente 12 mil entidades e equipamentos públicos de alimentação e nutrição em todo país.

Mais informações através do site do MDS.

Mais notícias