O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinou nesta quinta-feira (12), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro/RJ, um acordo de cooperação técnica para o lançamento do Projeto Integra. A iniciativa envolve a CBF, o MMFDH e o Ministério da Cidadania (MC) e visa a implementação conjunta de ações que promovam os direitos humanos por meio do esporte.
A secretária executiva adjunta do MMFDH, Viviane Petinelli, falou sobre a parceria. “Demos o primeiro de vários passos e iniciativas inéditas no sentido de promover direitos por meio do futebol. O governo federal e a CBF estão integrados, unidos em torno de um grande objetivo: mudar vidas e realidades sociais por meio da divulgação dos direitos dos cidadãos, desenvolvimento de ações de inclusão social e sensibilização quanto às violações de direitos ainda existentes. De forma inédita, o futebol se transformará em um poderoso instrumento de promoção de direitos humanos no Brasil!”, afirmou.
Após a assinatura do acordo de cooperação, os envolvidos participaram de outra reunião com representantes de clubes de futebol que trabalham diretamente com as categorias de base, ou seja, crianças e adolescentes de 11 a 20 anos. “Foi uma reunião técnica para tratarmos as primeiras ações nos clubes em relação ao Projeto Integra. Faremos capacitações, treinamentos, rodas de conversa com as crianças, adolescentes e suas famílias para a promoção de direitos e, também, sensibilização contra as violações de direitos”, ressaltou Petinelli.
Segundo Walter Feldman, secretário geral da CBF, essa “é a consolidação de um esforço que vem sendo feito entre os envolvidos e que faz com que o Governo Federal, a CBF e instituições nacionais de relevância junto à sociedade possam, por meio dos campeonatos, jogos, torcedores, atletas e clubes, se expressar para melhorar o nível da cultura de paz e da relação intersticial que o futebol produz”.
Para promover a sensibilização, promoção e enfrentamento às violações de direitos humanos, o Projeto Integra realizará ações de inserção em campo nos jogos de futebol, por meio de campanhas e também eventos temáticos em regiões de vulnerabilidade social, com o uso de infraestrutura do MC, da Secretaria Especial de Esporte e de Campus Universitários.
Participantes
Representado o MMFDH, estiveram presentes na reunião a secretária executiva do Ministério, Tatiana Alvarenga, e a secretária executiva adjunta, Viviane Petinelli. Participaram também o secretário especial do Esporte, Décio Brasil; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima; o secretário geral da CBF, Walter Feldman; e o gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF, Diogo Netto.
Fonte: MMFDH