Gravidade da crise financeira motiva reunião entre prefeitos e bancada federal cearense

CRISE FINANCEIRA
18 de setembro de 2015

Uma reunião de urgência entre prefeitos de todas as regiões do Estado e membros da bancada federal cearense será realizada pela Aprece, na próxima segunda-feira (21), a partir das 8h30. O encontro, que acontecerá na sede do Iprede em Fortaleza, é resultado da grande inquietação dos gestores municipais por conta da dificuldade financeira enfrentada pelos municípios. A crise vem se manifestando de forma progressiva e crescente, tendo sido significativamente sentida no primeiro decênio de setembro, quando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos dos municípios, sofreu redução de mais de 38%.

Todo um trabalho de sensibilização junto aos prefeitos e seus respectivos deputados e senadores está sendo realizado pela Aprece. A ideia é garantir a maior participação possível de parlamentares, para que os mesmos possam ouvir dos gestores as diversas dificuldades que estão sendo enfrentadas, a exemplo da impossibilidade de cumprimento dos compromissos com pagamento de pessoal e fornecedores, além do não cumprimento dos percentuais de gastos orçamentários estipulados legalmente.

Entre os temas que deverão ser discutidos no encontro do próximo dia 21, a ser realizado no auditório do Iprede, estão os impactos econômicos gerados pelo desemprego ocasionado pela crise. Além disso, serão debatidas alternativas para garantir mais recursos aos municípios, como a votação em favor de repasses de percentuais da arrecadação de impostos, com ISS e CPMF, e mesmo um auxílio financeiro emergencial por parte do Governo Federal.

Reunião Emergencial entre prefeitos e a bancada federal cearense

Data: 21 de setembro de 2015

Hora: 8h30

Local: Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários)

Mais notícias