Hemoce continua com campanha para abastecer estoque de sangue

SAÚDE
25 de agosto de 2016

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da rede pública de saúde do Governo do Ceará, pretende superar a meta de mil bolsas de sangue coletadas no posto provisório instalado no shopping Rio Mar, que funcionará até o próximo domingo, 28 de agosto.

A loja adaptada para coleta de sangue conta com uma equipe formada por um médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social para receber os voluntários da doação de sangue e realizar também cadastro para doadores de medula óssea.

Até a última segunda-feira, 22, foram 929 bolsas coletadas de 1.625 candidatos, além de 354 cadastros para doação de medula óssea. As duas campanhas anteriores somadas tiveram 84 dias, 918 bolsas de sangue e 337 cadastros de medula.

Para doar

Pode doar sangue qualquer pessoas que for ao posto de doações e estiver saudável, alimentada, pesando mais que 50 quilos, que tenha entre 16 e 69 anos e esteja portando um documento com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce.

Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano. O sangue doado no Hemoce é distribuído para 388 unidades de saúde do Estado, atendendo a pacientes que precisam de transfusão.

Serviço:

Posto de coleta de sangue do Hemoce

Local: Shopping RioMar – Piso L2, próximo à Praça de Eventos 2

Horário: 13 às 21h (segunda a sábado) e 14 às 20h (domingo)

Período: até domingo, dia 28.

 

Mais notícias