Hospital Albert Sabin lança livro sobre 62 anos de história nesta quinta

LIVROS
07 de janeiro de 2015

Nesta quinta-feira (8), o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), por meio do Centro de Estudos e Pesquisa, lançará a segunda edição do livro “Hospital Infantil Albert Sabin: Cuidando de Vidas”, às 20h, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Com autoria do pediatra e neonatologista João Cândido de Souza Borges e colaboração dos pediatras Francisca Lúcia Medeiros do Carmo e João Joaquim Freitas do Amaral, o livro é uma atualização dos fatos históricos e conquistas que marcaram os 62 anos do HIAS.

Com tiragem de 1.000 exemplares, a obra de 218 páginas retrata uma breve história da Pediatria no Ceará, a fundação e o crescimento do Hospital Infantil Albert Sabin, antes conhecido como Hospital Infantil de Fortaleza (1952), os avanços e as conquistas da instituição como referência na saúde infantojuvenil e as experiências do autor, cuja história se confunde com a do HIAS. “Eu cresci profissionalmente caminhando junto ao Sabin, onde foi meu primeiro emprego público, depois voltei como Diretor Geral e mais recentemente como Diretor Técnico. Com o passar do tempo, percebi que a grande maioria dos médicos da minha geração não tinham ideia de quão rica e admirável é a trajetória da pediatria no Ceará. Fato constatado, resolvi que era tempo de resgatar um período fundamental para que pudéssemos compreender o valor de tudo que foi conquistado até o presente momento”, relata.

O Albert Sabin foi o primeiro hospital pediátrico no Ceará. Nasceu em 26 de novembro de 1952 com o nome de Hospital Infantil de Fortaleza (HIF). Na época, funcionava na rua Olavo Bilac, 1200, no bairro Alagadiço. Em 1976, transferiu-se para o bairro Vila União, onde permanece até hoje. A mudança do nome aconteceu em 1977, após a visita do médico e microbiologista Albert Bruce Sabin, criador da vacina contra a poliomielite. Quando as atividades foram iniciadas, o Hospital era capaz de internar somente 20 crianças e oferecia apenas os serviços de pediatria, assistência materno-infantil e neurologia.

Atualmente, o Albert Sabin é o único hospital infantil terciário do Estado que é referência no atendimento a crianças e adolescentes com doenças graves e de alta complexidade e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa. Conta com emergência clínica, ambulatório com 28 especialidades médicas, unidades de terapia intensiva e neonatais de médio e alto risco, centro cirúrgico (cabeça e pescoço, pediatria geral, plástica, torácica, urológica, gastroenterologia, oncologia e neurocirurgia), laboratórios clínico e de imagem, além de um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico do câncer. O Hospital dispõe de 306 leitos de internação, sendo 41 de UTIs, 14 serviços técnicos de diagnóstico e terapia. Por mês, em média, são realizados 830 internações, 17 mil consultas ambulatoriais e 4,5 mil na Emergência, 86,3 mil exames laboratoriais clínicos e de imagem (internos e externos) e 730 procedimentos em sala cirúrgica.

Serviço:

Lançamento do livro “Hospital Infantil Albert Sabin: Cuidando de Vidas”

Data: 8 de janeiro de 2015

Hora: 20h

Local: Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)