IBGE amplia prazo para municípios contestarem estimativa populacional

PRAZO
21 de agosto de 2017

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ampliou o prazo para que os municípios encaminhem as contestações acerca das estimativas populacionais. A solicitação de ampliação de prazo foi feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Veja aqui o oficio de resposta do IBGE.

De acordo com o documento, o Instituto garantiu que continuará a observar os prazos e os procedimentos administrativos, no que se refere à divulgação da população dos municípios. As administrações locais terão o prazo de 20 dias – estabelecidos pela Lei 8.443/1992 –, a contar da divulgação, prevista para 31 de agosto, para contestar a estimativa do IBGE.

A CNM reforça que a medida representa mais uma conquista da entidade e do movimento municipalista, tendo em vista que nos termos da antiga redação do parágrafo 1º do artigo 102 da Lei 8.443/1992 – revogada pela LC 143/2013 – esse prazo foi suprimido. Assim, a solicitação apresentada pela Confederação ao Instituto foi baseada nas reclamações dos Municípios, por meio de documentos oficiais que podem demonstrar divergências quanto aos resultados de número de população divulgados pelo IBGE.

Acesse aqui a nota técnica do IBGE.

Com informações da CNM.

Mais notícias