Importância da Gestão Documental para os municípios é abordada na Quinta com Debate

INSTITUCIONAL
23 de janeiro de 2023

Debater sobre a importância e os dispositivos legais que versam sobre o estabelecimento de uma política de gestão documental, que garanta a transparência, a boa governança, a guarda e a preservação de documentos físicos e digitais, no âmbito da administração pública municipal. Esse foi o objetivo da Quinta com Debate realizada pela Aprece, na última semana.

Na Live, transmitida no canal da entidade no YouTube, os palestrantes convidados deixaram claro que, sem a devida administração dos documentos, é comum que registros desnecessários permaneçam aguardados quando já poderiam ser descartados, bem como documentos que possuem valor probatório sejam descartados, acarretando um gasto desnecessário para administração pública e proporcionando também insegurança jurídica, assim também colocando os gestores em risco.

Participaram do debate, o Professor da UECE e Pesquisador do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), Expedito Ximenes; o Arquivista do APEC, André Ribeiro; e o Consultor Jurídico da Aprece, Helder Diniz. Durante a Live, foram tratados temas como Noções Básicas de Gestão Documental e Direito Administrativo; Aspectos Administrativos da Gestão Documental; e a Importância do Arquivo Público para o Município.

A Quinta com Debate foi prestigiada, ao vivo, por representantes de municípios de várias regiões do Ceará e até de outros estados. Todos puderam participar do debate enviando perguntas e comentários. Foi disponibilizado certificado de participação para quem acompanhou o debate.

Veja ou reveja a Quinta com Debate sobre Gestão Documental nos municípios:

Mais notícias