Com o objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19, o Instituto Votorantim elaborou um indicador que pode ser facilmente consultado de maneira on-line. O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais. Acesse AQUI.
A consulta e utilização do Índice são disponibilizadas gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia. O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.
O Instituto Votorantim acredita que o acesso a informação e a instrumentalização de todos que estão atuando de alguma maneira no combate à pandemia é fundamental para superarmos a crise.
Estrutura
O IVM é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos que abrangem dados relacionados a:
– População vulnerável
– Economia local
– Estrutura do sistema de saúde
– Organização do sistema de saúde
– Capacidade fiscal administração pública
Para cada indicador e pilar temático, foram atribuídos pesos de acordo com sua relevância no contexto da pandemia, conforme gráfico de rosca.
O IVM varia de 0 a 100 pontos, indicando que quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos da Covid-19.
Fonte: Instituto Votorantim