Informe técnico da Saúde orienta municípios para campanha nacional de vacinação

ORIENTAÇÃO
12 de agosto de 2022

Para a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, que ocorre até 9 de setembro, o Ministério da Saúde disponibilizou um informe técnico com diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a organização da campanha. O material tem o objetivo de subsidiar o processo de trabalhos das equipes estaduais, municipais, do Distrito Federal e de outros órgãos interessados na capacitação dos recursos humanos envolvidos e na orientação das ações de comunicação e mobilização social. Os gestores municipais podem acessar o informe AQUI.

O informe contextualiza os avanços alcançados com as vacinas no Brasil e alerta para a queda da cobertura vacinal no país. O cenário atual, segundo a pasta, é de “aproximadamente 84% dos Municípios classificados como de “alto risco” e “muito alto risco” para pólio”. O Ministério explica ainda que a adoção da estratégia de multivacinação se justifica por causa das baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas.

No material, os gestores municipais encontram informações sobre a operacionalização da campanha, metas, população-alvo, entre outras. Em relação à logística, a pasta federal afirma que “proverá todas as vacinas necessárias e assessoria técnica para a execução das estratégias”.

Registro de dados
Além de orientações sobre como deve ocorrer a conservação das vacinas e o uso das doses, o informe técnico trata sobre o monitoramento da campanha e o registro de dados. Os capítulos 8 e 9 do documento reúnem informações quanto aos sistemas utilizados e como devem ser feitos os registros tanto para as vacinas contra a poliomielite quanto para a atualização de caderneta de crianças e adolescentes.

Dia D
A campanha começou em 8 de agosto e vai até 9 de setembro de 2022. O dia D de mobilização nacional está agendado para 20 de agosto. No entanto, durante todo o período da campanha, Municípios e Estados terão autonomia para definir outras datas de mobilização para a vacinação, em conformidade com a realidade local.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Mais notícias