Crianças de 12 meses a menores de 2 anos devem ser vacinadas contra a Hepatite A

VACINAÇÃO
30 de julho de 2014

Crianças de 12 meses a menores de 2 anos já podem ser vacinadas contra a Hepatite A em Fortaleza. A vacina já está disponível em todos os 92 postos de saúde, de 7h às 19h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a finalidade é a prevenção e controle da Hepatite A na fase adulta. A meta é vacinar mais de 37 mil crianças nessa faixa etária.

A hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite A. O vírus é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem e durante a primeira semana. Os sintomas são urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).

Pode-se contrair hepatite A se: Comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A); Mantiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; Uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos; Participar de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.

Mais notícias