Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

PROTEÇÃO
19 de setembro de 2016

No período de 19 a 30 de setembro, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação 2016, com dia de divulgação e mobilização nacional em 24 de setembro. A campanha atualizará a situação vacinal da população menor de cinco anos de idade, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país.

Para reforçar a mobilização, o Ministério da Saúde (MS) lançou uma campanha publicitária que será divulgada em todo o país. Com o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”, a campanha publicitária será veiculada na televisão, rádio e internet, com vídeos, banners, cartazes e jingles.

A estratégia da Campanha é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. Estarão disponíveis durante a campanha, as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada.

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Durante a campanha, é fundamental que toda a população nas faixas etárias estabelecidas compareçam aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal de cada vacina.

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as crianças de nove anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

Confira aqui a apresentação (PDF).

Confira aqui a apresentação (PowerPoint).

Mais informações através dos telefones (61) 3315-2005/2577/3435 ou pelo site do MS.

Mais notícias