Inscrições abertas para o 25° Cine Ceará

CULTURA
25 de fevereiro de 2015

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema começa os preparativos para a edição comemorativa de 25 anos, a acontecer de 18 a 24 de junho de 2015 em Fortaleza. Será o jubileu de prata de um dos mais sólidos e importantes eventos do gênero realizados no Brasil, de abrangência internacional. Este ano o festival terá como país homenageado a Espanha, com uma mostra especial.

 INSCRIÇÕES

Para a seleção de filmes que vão compor a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens, o Cine Ceará recebe, até o dia 31 de março, inscrições de produções da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Podem concorrer trabalhos dos mais diversos gêneros, com duração mínima de 70 minutos, e em qualquer formato, desde que possam ser projetadas digitalmente.

 O 25° Cine Ceará também está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, que exibirá filmes com até 20 minutos de duração, produzidos a partir de 2014 por brasileiros ou realizadores radicados no país há mais de três anos. Podem ser inscritas obras que não tenham participado da seleção do festival na edição anterior.

O regulamento está disponível no site do festival: www.cineceara.com.

 PREMIAÇÃO

Apresentado por BNDES e COELCE, o 25° Cine Ceará premiará com o Troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: 

Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa Metragem –  Seleção do Júri Oficial: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O filme vencedor na categoria de melhor longa-metragem também ganhará prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares.

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem – Seleção do Júri Oficial: Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. O melhor filme desta mostra ganhará também o Prêmio Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil.

Também receberão o Troféu Mucuripe o melhor longa e melhor curta ganhadores do Prêmio da Crítica (eleitos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine) e do Prêmio Olhar Universitário (escolhidos por um júri de estudantes de cinema).

 EXIBIÇÕES ESPECIAIS E OUTRAS MOSTRAS

Além das Competitivas de Longas e de Curtas, o Cine Ceará tem uma programação diversificada, com seminários, oficinas, exibições especiais e outras mostras. É o caso da Mostra Olhar do Ceará, composta exclusivamente por produções cearenses – cuja melhor obra também recebe o Troféu Mucuripe; Mostra especial com produções do país homenageado, que este ano será a Espanha; e  Mostra Sociais – O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Mostra Melhor Idade e Acessibilidade.

 O FESTIVAL

Comemorando jubileu de prata, o Cine Ceará reafirma sua vocação de mais tradicional evento cultural do estado, sendo realizado ininterruptamente desde 1991. São 25 anos atuando diretamente no fazer cultural do Ceará, instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio entre realizadores, produtores e a indústria do cinema no Brasil e outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos.

Numa realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes, o festival é promovido pela Universidade Federal do Ceará, o festival é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura – Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura – Secultfor. O Cine Ceará tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  A 25ª edição é apresentada pelo BNDES e a COELCE.

SERVIÇO

25° Cine Ceará – Inscrições abertas até o dia 31 de março de 2015. Informações: www.cineceara.com. E-mail:contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Mais notícias