Inscrições abertas para o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará

FÓRUM
17 de novembro de 2014

Estão abertas até o próximo dia 30 de novembro as inscrições para o I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará (I Fiesce). Fruto de um convênio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, o evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza.

O I Fiesce visa à integração do conhecimento técnico-científico de profissionais renomados e estudiosos de sismologia com as experiências dos profissionais de proteção e defesa civil para a difusão dos procedimentos de segurança adequados às situações emergenciais decorrentes de abalos sísmicos.

O evento será um espaço de debate sobre a sismicidade no território cearense, onde desde o ano de 1807 quarenta municípios registraram abalos sísmicos. O maior tremor de terra já registrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorreu no Ceará, na área do atual município de Pacajus, em 20 de novembro de 1980, e teve magnitude de 5,2 graus na escala Richter. Como consequência do tremor, cerca de 500 habitações tiveram sua estrutura afetada e foram recuperadas pelo Governo do Estado nos anos de 1980 e 1981. Os municípios de Palhano e Sobral também registraram importantes atividades sísmicas, com tremores de magnitudes de até 4 graus na escala Richter, no anos de 1987 a 1990 e 2008 a 2011, respectivamente. São registradas ainda atividades sísmicas na região do Açude Castanhão, sendo estas induzidas pelo acúmulo d'água do açude.

A experiência do “Terremoto de Pacajus”, ocorrido há 34 anos, e dos demais abalos sísmicos registrados no Ceará justificam a necessidade de elaborar planos de prevenção e de resposta para uma possível recorrência sísmica de importante magnitude no Estado.

I Fórum Internacional sobre Evidências Sísmicas no Ceará (I Fiesce)

Data: De 10 a 13 de dezembro de 2014

Local:  Hotel Oásis Atlântico. Avenida Beira Mar, 2.500, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Programação: http://www.fiesce.com.br/s_pages.asp?id=3

Mais notícias