Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

08 de janeiro de 2014

A partir da próxima segunda-feira, 13, estudantes interessados em participar da primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), já podem fazer suas inscrições. Esta etapa, feita exclusivamente através da internet, segue até dia 17 de janeiro às 23h59, horário de Brasília. No momento da inscrição, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013 e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O resultado da primeira será divulgado no dia 20 de janeiro e da segunda, em 3 de fevereiro, ambos, no site  do Prouni.

Alguns critérios para participar desta edição: o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Precisa ainda ter tirado nota acima de zero na redação.

Este ano, houve mudança quanto aos procedimentos da lista de espera do Prouni. Agora, os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas regulares e quiserem participar da lista de espera terão que manifestar interesse e, em seguida, comparecer na instituição desejada com os documentos necessários, nas datas previstas no edital.

Após este processo, a instituição terá um prazo para avaliar a documentação. Os estudantes selecionados receberão o resultado por meio do boletim do candidato, disponível na página do Prouni. Nas edições anteriores, o candidato tinha que manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

O Programa

O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior para estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério.

A bolsa integral é proporcionada a estudantes oriundos de famílias que tenham renda bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. A bolsa parcial é destinada àquele que comprove renda mensal por pessoa da família de até três salários mínimos. O candidato não pode ter diploma de ensino superior nem estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Para os concorrentes à bolsa parcial, há ainda os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O estudante pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Veja aqui o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam do Edital nº 1/2014 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 7, seção 3, páginas 36 e 37.

Mais notícias