Inscrições para Olímpiada Brasileira de Robótica encerram neste sábado

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
18 de maio de 2017

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estão promovendo a Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país interessados em participar têm até sábado, 20, para realizarem suas inscrições através da página eletrônica do evento.

Pode participar da competição o estudante que estiver cursando os ensinos fundamental, médio ou técnico. A finalidade é identificar jovens talentosos e promover debates no processo educacional brasileiro.

A OBR tem duas modalidades independentes: teórica e prática. A teórica não exige do aluno o conhecimento específico de robótica. Na primeira fase, as provas serão feitas na escola de cada estudante inscrito e as questões vão envolver problemas práticos do dia a dia a partir da robótica. No ano passado, mais de 110 mil alunos se inscreveram nesta modalidade.

Já a prática traz um desafio: equipes de até quatro alunos terão que construir um robô totalmente autônomo, ou seja, sem controle remoto, e que seja capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos nessa modalidade terão que participar de eventos regionais e, de acordo com sua pontuação, se classificarão às etapas estaduais e à final nacional, que ocorrerá em Curitiba em novembro deste ano.

Serão premiados os estudantes que alcançarem as maiores notas nas etapas regionais e na nacional e aqueles que se destacarem por aspectos como melhor improvisação ou melhor apoio às equipes. Também haverá desafios surpresas, com tarefas especiais sorteadas na hora dos eventos, exigindo que os grupos façam adaptações em seus robôs.

Com informações do MEC.

 

 

Mais notícias