Secretaria da Saúde inscreve para curso sobre diagnóstico precoce de linfomas

SAÚDE
17 de maio de 2017

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através do Núcleo de Telessaúde do Ceará, inicia nesta segunda-feira, 15 de maio, as inscrições para o curso de capacitação em diagnóstico precoce para linfomas. As inscrições podem ser feitas no site da Sesa (inscreva-se aqui) e estarão abertas até 2 de junho. As aulas iniciarão no dia 5 de junho e terminam em 25 de junho.

A terceira fase da capacitação é voltada para agentes comunitários de saúde. O curso é realizado em parceria com o Instituto Roda da Vida e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará. De acordo com a coordenadora do curso, a médica onco-hematologista Paola Tôrres, a meta é capacitar cinco mil agentes de saúde.  O curso será na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 40 horas.

“O agente de saúde é um agente de transformação social”, ressalta a médica onco-hematologista sobre a importância da participação dos profissionais da atenção básica. “Este ano serão capacitados 5.000 agentes de saúde”, enfatiza Paola Tôrres.

Em novembro de 2016, na primeira etapa do treinamento, 234 médicos do Programa Saúde da Família foram capacitados. Em abril, foi a vez de 678 enfermeiros e farmacêuticos serem treinados e orientados sobre a importância de identificar os sinais e sintomas precoces do linfoma. Segundo Paola Tôrres, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso é fundamental informar e orientar sobre a doença.

“O curso não é só para capacitar, mas também para informar. Saber a diferença, orientar quando é linfoma. Se a pessoa chega cedo, tomará menos remédio, ficará menos tempo longe da família… Tempo é cura”, afirma.

Sobre o linfoma

A cada mês, surgem 300 a 400 novos casos de linfoma. Mais de 70% dos pacientes chegam ao hospital já com o estágio avançado, o que diminui as chances de cura. Os casos mais comuns ocorrem em adultos e os sintomas podem se confundir com outras doenças. Por isso é importante ficar atento aos sinais. Por exemplo, se a íngua aumenta com o tempo e não some, além dos sinais de febre e perda de peso, a pessoa deve procurar um médico imediatamente.

O linfoma é um câncer (tumor maligno) que tem origem no sistema linfático, uma rede complexa de tubos (vasos linfáticos), nódulos (ou linfonodos) e outros órgãos, que é responsável pelo transporte de linfócitos (glóbulos brancos), entre outras substâncias, através dos vasos linfáticos, para todas as partes do corpo. A doença se desenvolve nos linfonodos, encontrados em várias partes do corpo, principalmente na axila, no pescoço e na virilha.

Telessaúde

A transmissão de palestras e cursos é feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, os palestrantes se comunicam com profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição da palestrante, há interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas.

Clique aqui para fazer a inscrição

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

FONTE: ASCOM SESA.

Mais notícias