Inscrições para Prêmio Nacional da Biodiversidade seguem até dia 22 deste mês

MEIO AMBIENTE
06 de novembro de 2016

Empresas, pesquisadores com trabalhos individuais, ONGs, órgãos públicos, jornalistas e acadêmicos interessados em participar do Prêmio Nacional da Biodiversidade (PNB), organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, têm até dia 22 de novembro, para realizarem suas inscrições através da internet.

O formulário de inscrição encontra-se disponível no site do Prêmio. O objetivo da iniciativa é reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos que se destacam por buscar a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, incluindo a manutenção ou a mudança para uma categoria de menor risco de extinção, contribuindo para a implantação das Metas Nacionais de Biodiversidade.

Também são elegíveis experiências que comprovem o alcance de ao menos um dos critérios: redução do declínio ou aumento do tamanho da população; redução da fragmentação ou aumento da conectividade entre as subpopulações; ampliação da área de distribuição da espécie, mesmo que seja por identificação de novas áreas ou; redução de ameaças às populações.

O prêmio se divide em sete categorias e cada trabalho só pode ser inscrito em apenas uma delas. As categorias são: sociedade civil; empresas; iniciativas comunitárias; academia; órgãos públicos; imprensa e MMA. O vencedor em cada uma delas será escolhido entre três finalistas, que concorrem também ao prêmio especial Júri Popular, definido por meio de votação eletrônica. 

Os critérios avaliados pela comissão julgadora serão a efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambiental, social e, inovação. Na categoria Imprensa, também será levado em conta o alcance da matéria/reportagem.

O resultado será divulgado no dia22 de maio de 2017, em Brasília, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Biodiversidade. Os finalistas recebem certificado de participação e os vencedores, um troféu.

Acesse aqui o edital.

Mais notícias