Inscrições para ProUni iniciam nesta terça-feira

EDUCAÇÃO
31 de janeiro de 2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira, o edital com o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do primeiro semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, a partir desta terça-feira, 31 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos de 3 de fevereiro de 2017, observado o horário oficial de Brasília.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2016. O interessado deverá ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ainda, cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, para primeira chamada no dia 06 de fevereiro e segunda chamada dia 20 do mesmo mês.  O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas: Primeira chamada: de 6 a 13 de fevereiro de 2017. Segunda chamada: de 20 a 24 de fevereiro de 2017. 4.2.

Programa

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Criado há 12 anos, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes até o processo seletivo do primeiro semestre deste ano, sendo 70% deles com bolsas integrais.

Para saber mais sobre as inscrições do ProUni acesse aqui.

(Reprodução autorizada mediante citação da Aprece).

Mais notícias