Instituto do semiárido lança plataforma para monitoramento da vegetação da Caatinga

TECNOLOGIA
23 de maio de 2017

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas (Lapis/Ufal) lançaram uma plataforma aberta ao público de monitoramento da cobertura vegetal da Caatinga e de alerta sobre a seca. O sistema inclui informações de precipitação captadas por satélite.

Segundo o Insa, o SimaCaatinga (Sistema de Monitoramento e Alerta para a Cobertura Vegetal da Caatinga) disponibiliza informações sobre a "saúde" da vegetação do bioma em mapas gerados para cada mês com dados sobre perda de matéria orgânica do solo, degradação ambiental, desertificação, entre outros.

Também é possível encontrar mapas históricos do monitoramento da vegetação para o período de 2007 a 2016, produzidos a partir de imagens de satélite com resolução espacial de 3 quilômetros e resolução temporal diária, produzido pela agência Eumetsat.

Os mapas de chuvas também são gerados para cada mês com dados sobre a escassez ou o excesso hídrico.

Como acessar os dados

O SimaCaatinga dispõe de uma equipe pronta para atender aos pesquisadores interessados em utilizar os dados. Para isso, basta enviar a solicitação pela plataforma, por meio do formulário disponível no menu Solicitações e dúvidas.

Os resultados do monitoramento sistematizado no SimaCaatinga são direcionados principalmente aos tomadores de decisões políticas, bem como aos gestores de instituições públicas e de entidades civis, e aos setores privado e acadêmico.

FONTE: MCTI.

Mais notícias