Israel cria fazenda-modelo no Ceará

INTERNACIONAL
23 de outubro de 2017

Uma parceria entre o Ceará e Israel promete tornar o Estado uma referência de tecnologias sustentáveis de tcultivo de alimentos para o semiárido brasileiro. Israel implementará uma fazenda-modelo na cidade de Quixeramobim até o final de 2017.

O Governo do Estado do Ceará, o ministério da Economia de Israel e a Aprece, assinaram em 2013, em Tel Aviv, o convênio para a instalação da fazenda-modelo.

Serão instaladas estufas para aplicação das tecnologias de hidroponia – sistema de cultivo que não precisa de terra – e aquaponia – sistema que une o cultivo de peixes e a hidroponia.

“A falta de água é um problema que Israel sempre enfrentou. Isso propiciou o desenvolvimento de sistemas de cultivo avançados”, explicou o consultor José Gilberto Sztutman, que assessora a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. 

Ele revelou que a meta é adaptar os conceitos aplicados no Oriente Médio à realidade do semiárido brasileiro: “A função primordial da estrutura é a demonstração destas tecnologias, que têm como principal vantagem o uso racional da água. Esperamos receber um grande fluxo de visitantes e também ministraremos cursos, entre outras atividades que possam contribuir para a qualificação dos produtores".

O projeto também prevê sistemas de reuso de água, controle ambiental, manejo de pragas e energia solar.

Fonte: Israel Trade & Investment Brazil

Mais notícias