Juventude rural será beneficiada através de programa federal

PROGRAMA
03 de julho de 2014

Nesta quinta-feira, 03, vai ser lançado no Salão Leste do Palácio do Planalto, o Programa de Fortalecimento e Autonomia da Juventude Rural (Pajur), que reúne diversas iniciativas para melhorar a vida dos jovens brasileiros fixados no campo. O programa é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, através da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em conjunto com os ministérios das Comunicações, da Cultura, e do Desenvolvimento Agrário, além de contar com a parceria do CNPq, fundações, universidades federais, organizações e grupos juvenis.

A participação do Ministério das Comunicações se dá por meio de três projetos desenvolvidos no Sul do país, dois deles em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o terceiro em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Em todas essas iniciativas, o MiniCom promove formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, o ministério vai levar internet para 50 espaços que vão ser definidos pelos movimentos sociais do campo.

Pajur

O programa é resultado dos diálogos com a sociedade civil e soma esforços para a construção de uma política nacional voltada para jovens, a fim de garantir as condições necessárias para sua permanência no meio rural. O Pajur associa a formação cidadã, com base nos preceitos agroecológicos e sustentáveis, estimulando o intercâmbio de experiências e a ampliação do acesso às políticas públicas e às tecnologias sociais.

Com informações do MiniCom.

Mais notícias