Projeto Paulo Freire divulga comunidades selecionadas

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
03 de julho de 2014

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire, divulgou a relação das primeiras comunidades a serem beneficiadas pelo Projeto, em conformidade com as reuniões realizadas em cada município com os parceiros, dados oficiais e visitas de campo.

A divulgação aconteceu recentemente, durante solenidade realizada no Parque de Exposições Governador César Cals. O Projeto conta com investimentos da ordem de US$ 80 milhões, sendo metade dos recursos concedidos pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a outra metade com recursos oriundos do Estado.

As comunidades selecionadas estão localizadas nos municípios de Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Campos Sales, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Nova Olinda, Pacujá, Parambu, Pires Ferreira, Potengi, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tarrafas, Tauá e Varjota.

De acordo com o secretário da SDA, Nelson Martins, a ideia é capacitar as famílias selecionadas para receber os projetos e ações oriundas de investimentos na agricultura, possibilitando trabalho e renda. O investimento será aplicado até 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

O Coordenador da UGP Paulo Freire, Rômulo Cabral, falou que, durante as capacitações iniciais, e de forma paralela, as primeiras comunidades selecionadas serão envolvidas e mobilizadas para elaboração de um diagnostico rápido participativo para se ter uma leitura crítica da realidade e verificação dos pontos fracos e fortes, de modo a permitir a intensificação de um trabalho mais direcionado para o fortalecimento e desenvolvimento dessas comunidades.

 

Confira AQUI o comunicado oficial e a lista das comunidades beneficiadas.

Mais notícias