Lançada nova versão de aplicativo de Saúde

SAÚDE
31 de março de 2021

Uma biblioteca virtual de Medicina com os principais materiais científicos sobre Atenção Primária que pode ser acessada pelo celular. É a nova versão do aplicativo e-BlueInfo, de informação em saúde, lançada nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde.

O aplicativo, que é referência no mercado internacional, foi modernizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A partir de agora, contará com informações reunidas por temáticas, o que facilita a busca pelo conteúdo sobre Atenção Primária no Brasil. A nova ferramenta também disponibiliza novos recursos visuais, promovendo uma maior integração com o usuário, e separa todas as documentações por países que integram a plataforma.

Países como El Salvador, Guatemala e Peru já aderiram à tecnologia, que tem ajudado a consolidar grandes avanços nas ciências da saúde.

Na prática, o novo aplicativo amplia o acesso à informação aos trabalhadores e gestores da saúde para fazer pesquisa aos documentos técnicos produzidos pelo Ministério da Saúde. Com a nova versão da ferramenta, o Governo Federal quer construir um Sistema Único de Saúde (SUS) mais qualificado.

“O Brasil é um país com dimensões continentais, o que torna mais desafiante gerenciar uma atenção primária de forma que seja mais resolutiva e traga os resultados que nós esperamos; e que seja alicerce do nosso sistema de saúde. Vamos continuar incrementando nossas políticas; e esse aplicativo é mais um exemplo de nossos esforços”, ressaltou Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família, do Ministério da Saúde.

Na palma da mão

Com o e-BlueInfo, qualquer pessoa pode ter na palma da mão informações confiáveis, atualizadas e selecionadas por especialistas do Ministério da Saúde e de instituições de ensino e pesquisa. Todos os serviços oferecidos pelo aplicativo são gratuitos. Para ter acesso ao material, basta o usuário se cadastrar.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e reúne informações científicas e técnicas em saúde produzida na América Latina e Caribe.

“Cremos no potencial do e-BlueInfo. Sua existência é importante para os países gerarem um bem-estar para todos e todas”, afirmou o gerente de Tecnologias de Informação da Bireme, Renato Murasaki.

Aplicativo

No e-BlueInfo, é possível, por exemplo, ter acesso a protocolos clínicos, manuais, guias e cadernos de Atenção Básica, todos elaborados com o objetivo de contribuir para uma melhor gestão do cuidado e dos serviços de saúde.

Os materiais tratam de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos, práticas clínicas de cuidado, reabilitação, cuidados paliativos, vigilância em saúde e evidências científicas. Também podem ser encontrados conteúdos voltados aos gestores de saúde sobre planejamento, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de ações e serviços de saúde.

Baixe o e-BlueInfo

Fonte: Ministério da Saúde