Lançado Edital Agentes da Leitura 2016

EDITAL
27 de abril de 2016

Promover o incentivo à leitura, realizando atividades de integração social e fruição literária são alguns dos objetivos do Programa Agentes de Leitura. Este ano, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está lançando um novo edital de bolsas onde serão selecionados 232 novos agentes de leitura, que vão atuar em 34 municípios, de distintas regiões do Ceará. As inscrições podem ser feitas até 17 de maio.

Também serão escolhidos Agentes de Leitura para atuar nos municípios de Abaiara; Acopiara; Aiuaba; Altaneira; Antonina do Norte; Ararendá; Assaré; Cariré; Cariús; Croatá; Dep. Irapuan Pinheiro; Farias Brito; Granja; Ipaporanga; Itapiúna; Mauriti; Milhã; Novo Oriente; Parambu; Pedra Branca; Poranga; Porteiras; Quiterianópolis; Quixelô; Reriutaba; Saboeiro; Salitre; Santana do Cariri; Tarrafas; Uruoca; e Viçosa do Ceará (seis agentes em cada cidade). 

Cada agente selecionado receberá uma bolsa de complementação de renda de R$ 400, e atuarão durante 20 horas semanais nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade.  O acompanhamento das ações é feito através de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.

Para concorrer às vagas é preciso ter concluído o Ensino Médio em escola pública, ter idade entre 18 a 29 anos, e possuam residência em um dos 34 Municípios contemplados no Edital. As inscrições são gratuitas, devendo ser apresentadas em envelope entregue na sede da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE), ou enviadas por Correios.

O edital e os formulários para inscrição estarão disponíveis no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e em suas páginas nas mídias sociais. Entre os critérios de seleção estão prova escrita (redação), prova oral (leitura em voz alta de texto literário escolhido por sorteio), entrevista (perguntas e respostas) e análise de currículo.

De acordo com o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, o programa Agentes de Leitura envolve várias áreas de política pública, desde a cultura, a educação, a juventude, a cidadania, o desenvolvimento social. “ A nova turma de agentes terá um grande papel a desempenhar nesses 34 municípios do nosso Estado, com muitos benefícios para as famílias e para as comunidades", enfatiza.

Com informações do G1.

Mais notícias