Meac lança programação do Outubro Rosa

SAÚDE
05 de outubro de 2016

A programação do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi marcada por muita emoção, na última terça-feira (4). Além do depoimento de mulheres que superaram a doença, a ação contou com apresentações artísticas e palestras.

A ação foi especialmente pensada para homenagear e alertar as mulheres contra o câncer de mama. Como atrações principais, o evento, aberto ao público, contou com a apresentação do grupo vocal feminino “Folk – canções de antigas novidades” e a palestra-show “Sou Mulher, Sexo Forte”, da consultora Madalena Matos.

De acordo com Josmara Ximenes, mastologista da Meac, o diagnóstico nos estágios iniciais da doença pode aumentar de 90% a 100% as chances de cura. Ela explica que, além do autoexame, é importante ter “consciência das mamas”. “Você deve fazer como um hábito, para se conhecer.

Porque, se alguma alteração ocorrer, dá para perceber mais rápido”, detalha. De acordo com ela, o diagnóstico deve ser aliado ao exame clínico realizado pelo profissional de saúde e a exames de imagem. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos.

“No ambulatório de Mastologia da Meac, realizamos, em média, 730 atendimentos por mês. De janeiro a setembro deste ano, 130 novos casos foram identificados. São 2.160 casos no Ceará por ano e quase 900 só em Fortaleza”, aponta a chefe do serviço de Mastologia, Cristiane Coutinho.

Conscientização

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para sensibilizar, de forma participativa, a população no controle do câncer de mama. Desde então, todos os anos, instituições do mundo inteiro promovem ações de informação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor, este tipo de câncer deve registrar cerca de 58 mil novos casos este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Hospital público federal, referência em saúde da mulher, a MEAC mantém um serviço de atendimento em Mastologia com grande fluxo de pacientes. “No ambulatório de Mastologia da MEAC, realizamos, em média, 730 atendimentos por mês. Somente de janeiro a agosto deste ano, foram 5.553 consultas e 222 cirurgias”, aponta a chefe do serviço de Mastologia, a médica Cristiane Coutinho.

O câncer de mama origina-se de uma multiplicação rápida e descontrolada das células mamárias. Quando o tumor se localiza em uma camada superficial da célula da mama não há risco de disseminação da doença e a chance de cura pode chegar a 100%. Já nos tumores chamados “invasivos” as células malignas ultrapassam essa camada superficial da célula mamária e, mesmo assim ainda podem ser curados, principalmente quando o diagnóstico é feito precocemente.

A informação e a consciência da mama, ou seja, o conhecimento que a mulher tem da forma e das características de suas mamas, são grandes aliados para perceber quando há algo diferente. Mas a melhor forma de diagnóstico é o exame clínico realizado pelo profissional de saúde, e exames de imagem que aumentam a precisão e definem o melhor tratamento.

 

Programação

05/10: Ginástica laboral e técnicas de relaxamento, das 7h às 11 horas, no corredor da Mastologia da Meac.

10/10: Blitz tira-dúvidas sobre o câncer de mama, das 8h ao meio-dia, no hall da Ouvidoria no HUWC

13/10: Blitz tira-dúvidas sobre o câncer de mama, das 13h às 17 horas, no hall da escada da Meac.

17/10: Blitz tira-dúvidas sobre o câncer de mama, das 8h ao meio-dia, no hall da escada da Meac.

19/10: Ginástica laboral e técnicas de relaxamento das 7h às 11 horas, no corredor da Mastologia da Meac. Das 14h às 17 horas, haverá tarde de beleza com pacientes da Mastologia, na sala de reuniões da Enfermagem (4º andar da Meac).

Com informações e foto do Jornal O Povo

Mais notícias