Nesta terça-feira, 1º, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, oficializa no Palácio do Planalto, o primeiro repasse de recursos a seis estados (Acre, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia), por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O evento conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Nesta primeira etapa será empenhado o montante de R$ 19,5 milhões a 12 projetos aprovados pelo edital lançado em maio do ano passado. Os projetos estão distribuídos em três grandes temas. São eles: promoção da diversidade cultural; fomento à produção e circulação de bens culturais e implantação, instalação e modernização de espaços e equipamentos culturais.
Projetos aprovados no Ceará
O Ministério da Cultura irá repassar R$ 2 milhões para a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) referente à modernização e implementação do Setor Braille em 52 bibliotecas públicas municipais e uma estadual do Ceará. A proposta inclui a compra de equipamentos e mobiliários, da formação de 200 profissionais, da informatização dos acervos e da implementação do setor Braille; melhorar o acondicionamento do acervo das 53 bibliotecas cearenses e capacitar 900 profissionais das bibliotecas. Está previsto o atendimento a 1,5 mil usuários por mês das 52 bibliotecas municipais do interior do Estado; 10 mil usuários mensais da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e 5 mil usuários mensais da Biblioteca Dolor Barreira.
A Secult também receberá mais de 352 mil para o Projeto Raízes do Siará que pretende fomentar, proteger e promover as culturas das comunidades tradicionais do Ceará, em especial as quilombolas, indígenas e ciganas, levando em conta as dimensões da economia criativa, questões ambientais, sociais e políticas do desenvolvimento sustentável. Eles irão promover seminários, oficinas de capacitação e de feiras tradicionais.