Ministério da Saúde divulga calendário das etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde

CONFERÊNCIA
24 de março de 2015

Entre 9 de abril a 15 de julho está prevista a realização das etapas municipais que antecedem a Conferência Nacional de Saúde. As etapas estaduais devem ocorrer entre 16 de julho a 30 de setembro. As conferências de saúde são fóruns com representação dos vários segmentos sociais e têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para formulação da política de saúde nas três esferas de governo – municipal, estadual e nacional.

Nesta 15ª edição, a Conferência Nacional, tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O eixo temático da conferência será “Direito do Povo Brasileiro”. O evento, considerado o maior na área da saúde brasileira, será coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e acontecerá de 1º a 4 de dezembro deste ano, em Brasília (DF).

Participam do evento, integrantes de organizações da sociedade civil organizada, entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde. A Conferência Nacional de Saúde foi criada em 1941 e, ao longo dos anos, o evento foi se consolidando como o mais importante espaço de discussão, controle social e planejamento e de políticas públicas no setor. O evento acontece quatro anos após a última edição, que contou com mais de 4 mil pessoas.

Plenárias

Neste mês de março, as cinco regiões do país estão realizando plenárias populares, que antecedem as etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional. A iniciativa, pretende, além de mobilizar a população, trazer para o centro das discussões segmentos ainda pouco representados nos espaços de controle social, como movimentos de mulheres, idosos, população do campo e da floresta, juventude, população negra, quilombola, LGBT, população em situação de rua, pessoas com deficiências, entre outros. A região Nordeste já realizou a Plenária Popular entre os dias 13 e 14 de março. O evento reuniu cerca de 300 pessoas em Fortaleza (CE).

Mais notícias